Na Bota | Quem é lui e lei?

14.07.2016

Um conto rápido sobre a minha chegada numa família tradicional italiana, num esquema de intercâmbio intercultural.

 

 

Começando pela história da família...

 

Pensem bem, abrir a sua casa pra receber estudantes não é uma atitude muito normal se formos para pra pensar, são raras as pessoas que realmente fazem isso. A história da casa aqui não é diferente...

 

A família (composta por duas irmãs, uma casada com uma filha, uma enamorada e uma tia presente, a quem eu chamo de Nonna) passou por momentos ruins, a matriarca da casa viveu os últimos anos doente e a casa acabou sendo um lugar vazio e de cuidados apenas. 

 

Qual não foi a minha reação ao saber que eu fui a primeira estudante que eles receberam! Fiquei super feliz, é uma mega responsabilidade, pois se eu sair um pouquinho fora da linha ou representar mal os estudantes de outros países o tratamento para com os próximos pode piorar! rs

 

Me confessaram que na minha primeira noite aqui eles estavam com medo e estavam pensando em chamar toda a família para dormirem junto na casa com receio de que eu fosse alguma louca varrida hahahaha!

 

Enfim, quando cheguei eu não compreendia muito bem o italiano, na verdade eu não entendia NIENTE! A pergunta que eu queria fazer a época que eu cheguei (se eu soubesse falar) era - Quem è Lui e Lei*? (se vc não sabe te explico ali embaixo)

Nunca vi essas pessoas na minha vida e não entendo porque falam tanto delas!

 

 

 

 

Ontem fizemos uma pizza em casa - casalingui, ou casareccia em dialeto romano, e foi regado a vinho e boa conversa com a nonna da casa.

Ela me contou sobre tudo o que a família passou e confessou que o motivo real pra estar recebendo estudantes era pra ver se dava uma animada na casa, e disse que fiz muito bem o meu papel que as sobrinhas estavam animadas e agora tinham uma Nipote com quem se preocupar (fofas!). E de fato...

 

Toda vez que eu saio, quando eu volto a família está conversando com alguma amiga ao telefone sobre a minha saída, contando o que eu fiz e coisa e tal, até com a minha melhora na língua e comunicação eles se empolgam!

 

Posso dizer que agora sim tá rolando c.o.m.u.n.i.c.a.ç.ã.o, porque antes era só mimica.

 

 

Ciao

 

*Lui e lei = pronomes pessoais (ele e ela) - proibido rir, obrigada.

Please reload

Visitando Corumbá na época do Festival América do Sul 2019

Conhecendo o Blue Note - Rio de janeiro

Evento de Harmonização no nosso Supermercado do Coração. Se inscreva!

1/11
Please reload

TALVEZ VOCÊ GOSTE...

Please reload

Arquivo

Categorias

Curta a página do blog!

Follow me on instagram! @eunomade

© 2016 Eu, Nômade - Todos os direitos reservados.